Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.6/5 (443 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




origem do nome panetone
origem do nome panetone


origem panetone Origem e História do Panetone

 

É normal que durante todo o ano o Panetone passe despercebido entre nós,  porém algumas semanas que antecedem o Natal ele surge para ser lembrado, desejado, degustado, tornando-se um dos alimentos natalinos mais consumidos.

São várias as histórias que surgem quando se perguntam sobre a origem do Panetone, porém  a mais  convincente está relacionada com um caso de amor.

Origem do Panetone

Conta-se que no século XV, um jovem morador de Milão apaixonou-se pela filha de um padeiro. Porém o pai não era muito de conversa e não aceitava tal namoro, diante da situação  o jovem resolveu se disfarçar de ajudante de padeiro e criou um  pão doce.

Esse pão era diferente, com frutas saborosas e de um tamanho fora do normal para época, ganhou  destaque na padaria também por  ter uma forma de uma cúpula de igreja.

O jovem  disse que o autor da receita foi Toni, pai da moça. Foi notável o crescimento de clientes, pedindo principalmente pelo “pão de Toni”. O nome deste pão doce sofreu algumas modificações durante o tempo até chegar ao que é hoje: panetone.

Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.

A última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o Panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa. A partir da receita tradicional surgiram o chocotone e a colomba, sem falar das variações feitas a partir de suas tenras fatias, como é o caso do pudim e do biscoitinho frito de panetone.

Selecionamos algumas receitas, doces e salgadas, desse pão que é uma das principais tradições cristãs no Natal.

Receitas  de Panetone

Panetone tradicional

Ingredientes 1 Kg de farinha de trigo 100 g de fermento biológico 200 g de manteiga 200 g de açúcar 15 g de mel 8 gemas 10 g de sal 250 g de frutas cristalizadas 150 g de uvas passas embebidas no rum 1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha raspas e suco de laranja água até dar o ponto

Modo de preparo Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água. Fica com aparência de esponja.

Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia.

Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro. Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

Pudim de panetone

Ingredientes 200 g de panetone de frutas 120 g de açúcar mascavo 250 g de leite 250 g de creme de leite 200 g de ovos 60 g de vinho do Porto 120 g de frutas secas picadas (figos, tâmaras, damascos, passas, amêndoas) manteiga para untar

Modo de Preparo Corte o panetone em pedaços pequenos e leve ao forno para torrar. Assim que dourarem, coloque-os em uma forma ou refratário untados com manteiga e reserve.

Numa panela, misture o açúcar com o leite e o creme de leite e leve ao fogo. Não deixe ferver.

À parte, bata ligeiramente os ovos com o vinho do Porto e reserve. Assim que o açúcar estiver dissolvido, tempere a mistura de ovos e vinho do Porto e regue o panetone, tomando o cuidado de embeber todos os pedaços. Deixe descansar por 30 minutos para que o panetone absorva todo o líquido.

A seguir, leve ao forno a 180ºC, em banho-maria, por aproximadamente 45 minutos.

Biscoitinhos Fritos de Panetone

Ingredientes 250 g de panetone tradicional com frutas ½ xícara (chá) de mel 1 colheres (sopa) de jerez 2 colheres (chá) de suco de limão 1 xícara de azeite (para fritar) 30 g de amêndoas em lascas finas

Modo de Preparo Desenforme o panetone e corte em oito rodelas (1 ½ cm de largura). Corte cada rodela em três tiras e reserve

Coloque em uma panela o mel, o jerez, o suco de limão e quatro colheres (sopa) de água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando até obter uma calda levemente encorpada. Retire do fogo e reserve.

Aqueça bem em uma panela o azeite de oliva e junte, aos poucos, os pedaços de panetone e frite por dois minutos ou até dourar levemente. Retire com uma escumadeira e coloque sobre uma toalha de papel.

Passe os pedaços de panetone, um a um, na calda, disponha sobre papel manteiga e as amêndoas. Dexe secar.

Montagem: arrume os pedaços de panetone nos pratos e sirva com vinho doce de sobremesa.

Panetone de queijo

Ingredientes Massa 60 g de fermento para pão 3 ovos inteiros 2 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sobremesa de sal 2 copos de leite 1 copo de água 1 xícara de chá de queijo ralado 1/2 cícara de chá de óleo 900 de farinha de trigo 1 colher de essência de panetone

Recheio 200 g de queijo prato ralado 200 g de queijo provolone ralado 2 xícaras de chá de queijo parmesão ralado 1 colher de sopa de orégano 1 colher de sopa de salsinha picada 1 colher de sopa de cebolinha picada

Modo de Preparo Bata no liquidificador o leite, os ovos, o óleo, o fermento esfarelado, a essência de panetone e o queijo ralado. Reserve.

Em uma vasilha grande, coloque a farinha, despeje sobre ela o líquido do liquidificador, sal e o açúcar. Misture até se agregarem todos os ingredientes.

Para o recheio, misture numa vasilha o queijo prato, o provolone e o parmesão ralados. Junte o orégano, a salsinha e a cebolinha. Reserve.

Divida a massa em quatro partes para panetones de 500 gramas. Recheie com a mistura de queijos.

Coloque-o em formas de papel próprias para panetone e deixe dobrar de volume. Leve ao forno a 150 graus por 30 minutos fonte http://www.mundodastribos.com/origem-e-historia-do-panetone.html